Notícias

A importância do empreendedorismo corporativo

Empresas precisam de colaboradores capazes de trazer mudanças “de fora para dentro”

Falar em empreendedorismo nos remete à figura de um individuo desbravador, disposto a investir num projeto, que arregaça as mangas e sai em busca de seus sonhos. Esta é, certamente, a ideia mais difundida sobre o tema e a que mais admiramos. Recentes estudos internacionais revelaram que o Brasil tem a maior taxa de empreendedorismo do mundo, deixando para trás americanos, chineses e japoneses, tradicionalmente conhecidos por sua capacidade de realização e idealizadores de grandes potências corporativas.

A pergunta que ouço com frequência é: Somos empreendedores por natureza ou nos programamos para seguir este caminho? Creio que um em cada três brasileiros nascem empreendedores. Porém, alguns desenvolvem esse talento enquanto outros o deixam adormecido. Embora, desde a antiguidade, empreender seja uma das molas mestras da nossa história, existe outra vertente deste universo que precisa ser explorada e é tão importante quanto a tradicional: o empreendedorismo corporativo, que é a capacidade de inovar e propor novas soluções em um ambiente empresarial, apesar muitas vezes dos processos e burocracias internas.

Com a forte concorrência e os mais diversos reveses políticos e econômicos pelos quais ainda passamos, nós, empresários, precisamos cada dia mais de colaboradores capazes de trazer mudanças “de fora para dentro”, especialmente num momento de turbulência na economia como enfrentamos atualmente. Uma empresa moderna necessita de equipes de alta performance, que mostrem uma capacidade real de criar, de realmente “empreender” em caminhos desconhecidos. Antes burocráticos e realizadores de tarefas, os profissionais do futuro são aqueles capazes de desenvolver centros de inovação e excelência.

Portanto, não se lamente se o seu perfil ou disposição para abrir uma empresa não são tão desenvolvidos. É possível descobrir em você um empreendedor, tão eficaz quanto, capaz de mudar a sua realidade e da companhia para a qual trabalha. Pense nisso!