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Consumo: maior parte dos consumidores brasileiros não compra por impulso

O estudo é conhecido como “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, e está em sua décima edição.

Autor: Viviam Klanfer NunesFonte: InfoMoney

Estudo revela que a grande maioria da população brasileira não compra por impulso, nem se arrepende após ter efetivado suas compras. Entretanto, muitos afirmam consumir por razões que vão além da necessidade, ou seja, para relaxar ou para ficar na moda.

Segundo levantamento feito pelo Ministério do Meio Ambiente e divulgado no início de junho, 63% dos entrevistados afirmaram que não compram por impulso, enquanto 67% não se arrependem de suas aquisições. Por outro lado, 32% se sentem culpados após o consumo, enquanto 28% se arrependem por ter extrapolado o orçamento.

Mulheres jovens
O levantamento também revelou que as mulheres mais jovens, na faixa dos 16 a 34 anos, tendem a admitir, mais que as mulheres mais velhas, que compram por impulso. O estudo é conhecido como “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, e está em sua décima edição.

A maioria dos brasileiros (72%) afirmou que quando possuem uma renda extra, querem fazer poupança. Ainda, 57% afirmou que preferem usar os recursos para reformar a casa. “Chama a atenção a motivação para comprar carro (46%) ou moto (34%) e o fato de que a ”viagem ao exterior” entrou definitivamente no cardápio de opções da população: 30%. A pergunta permitia que o entrevistado fizesse três opções em termos de prioridade”, destaca o levantamento.

A pesquisa
O estudo “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável” - edição 2012 -, contou com a colaboração de técnicos em pesquisa das empresas Pepsico, Walmart e Unilever.